Praticamente tudo aquilo que se faz numa organização envolve comunicação verbal.

É através da comunicação verbal que se expressam decisões, que se colocam questões, que se dão respostas, que se identificam problemas, que se determinam soluções, que se transmitem conhecimentos, que se fornecem informações, que se indicam preferências, que se manifestam emoções, que se fazem correcções, que se dão instruções, etc.

Nesse sentido, muito do esforço e do tempo dos membros de uma organização é despendido a comunicar verbalmente; em grande parte, o rumo e a imagem de uma organização, bem como a eficácia do trabalho que nela é realizado, dependem da comunicação verbal.

Apesar da importância da comunicação verbal, são inúmeras as empresas em que se inutiliza demasiado tempo com comunicações desnecessárias ou repetitivas, em que são constantemente cometidos erros, em que as mensagens não chegam aos destinatários ou chegam demasiado tarde, em que aquilo que é transmitido não é compreendido, etc. Enfim, mesmo nos casos menos extremos, são muitas as empresas que simplesmente deveriam comunicar com maior… agilidade.

O IFILP-TEC ajuda as instituições a conceberem redes de comunicação interna mais rápidas e eficazes: