Por vezes, a pressão leva as pessoas a terem comportamentos inesperados… Há momentos em que a memória prega partidas a um autor.

Plagiar é levar alguém a crer que se é o autor de um texto, de uma ideia, etc. quando o autor de facto é outro.
  • Até há dez anos atrás, plagiar exigia sempre algum esforço — as fontes de informação estavam limitadas aos livros de uma biblioteca e a um curto número de publicações. Nos últimos anos, com a expansão dos meios de comunicação, qualquer pessoa passou a poder aceder facilmente a uma quantidade de informação virtualmente infinita. Mais do que isso, à frente de um computador e apenas com alguns "cliques" no rato, passou a ser possível "escrever" textos inteiros. Sem qualquer esforço. Mas também sem qualquer mérito.
Como saber se uma obra é plagiada?
  • Como é que se pode suspeitar da originalidade de uma obra? Quando se suspeita que uma obra não é original, como encontrar a fonte plagiada?

    Quando se trata de obras famosas, os próprios autores alvo de plágio o denunciam. Mas e nos restantes casos, o que fazer? Procurar. O IFILP-TEC oferece um serviço de investigação que, assente em diversas abordagens de pesquisa, detecta fontes total ou parcialmente plagiadas.

Que critérios utilizar para determinar o que é plágio?

Que critérios utilizar para distinguir um texto plagiado de um texto original? Como determinar o que é plágio e o que não é?

O IFILP-TEC oferece um serviço que permite, através de métodos sistemáticos e rigorosos, comparar dois documentos e determinar com rigor a sua originalidade.